IV ENPSC

 

III ENPSC 2

O ano de 2016 marcou um novo momento para o Encontro Nacional dos Profissionais de Som do Cinema que, pela primeira vez, foi realizado separadamente do Festival CineMúsica. Apesar de todas adversidades, nos dias 09 e 10 de setembro em Conservatória-RJ, cerca de 50 profissionais de som do audiovisual brasileiro se reuniram em busca de novas formas de atuação para o movimento da classe, dando vida ao primoroso IV ENPSC.

Na programação, três mesas temáticas com altíssimo nível de discussão. A primeira: "O Som Direto no Audiovisual Brasileiro Contemporâneo: entre a criatividade e a técnica” sobre a dissertação de mestrado do técnico de som direto Márcio Câmara, que contou ainda com o lançamento de seu livro "Som Direto no Cinema Brasileiro: fragmentos de uma história". A segunda, "O som na dramaturgia da TV Globo - estudo de caso Liberdade Liberdade", um estudo de caso que discutiu as evoluções na qualidade de áudio no entretenimento da Tv Globo, os processos sonoros, assim como as sinergias e diferenças entre a produção de áudio em TV e em Cinema no Brasil. E por último, a mesa "Administração Sonora: o business da pós produção de som no audiovisual" que debateu sobre o momento atual, desafios e novos rumos do empreendimento do som no audiovisual do país. 

O IV ENPSC contou também com a palestra da AVID, que pela primeira vez apoiou o evento, sobre as novidades do ProTools 12. Fica registrado então o agradecimento à AVID, à DELART, à ACIVA, ao Estúdio JLS, ao Polo Audiovisual de Barra do Piraí, ao Artesãos do Som e ao Hotel Rochedo que acreditaram e apoiaram a realização do IV ENPSC!



O Encontro Nacional dos Profissionais de Som do Cinema deu um grande salto em sua IV edição ao definir um novo sistema de gestão e planejamento de produção. Uma oportunidade de incentivo e fortalecimento da classe, uma vez que o Festival CineMúsica não arcará mais com os custos e despesas, como o fez nas três primeiras edições do ENPSC.

A sobrecarga de ações sem um retorno objetivo e claro para os coordenadores do ENPSC, Bernardo Marquez e Joice Scavone, gerou a oportunidade de amadurecimento e responsabilidade do grupo de profissionais interessados em compreender-se como uma classe coesa em busca de medidas e melhorias práticas para a cultura de produção, empreendimento e apreciação audiovisual no país. Se tornando referência para o mercado brasileiro.

Desta forma, seguindo os acordos definidos em plenária no IV ENPSC, abrimos a primeira arrecadação de crowdfunding para viabilizar o trabalho de produção da V edição do Encontro.

Contamos com o seu apoio e vida longa ao ENPSC!

PARTICIPANTES

 

Profissionais de Som

Rio de Janeiro

Ricardo Cutz  -  Paulo Ricardo Nunes  -  Rodrigo Meirelles

Márcio Câmara - Rodrigo Maia Sacic - Alexandre Jardim

Rodrigo Noronha  -  Sacha Amback  -  Cláudio Valdetaro

Damião Lopes  -  Fernando Aranha  -  Gustavo Loureiro

Tomás Alem  -  Márcio Bertoni  -  Alexandre Brasil

Fábio Carneiro Leão - Caio Cérsar LouresTiago Picado

Jefferson Carmo - Gabriel Savelli - Rui Franklin

Vitor Lima  -  Daniel Martins  -  João Henrique Costa

João Ewerton  -  Acacia Lima - Isabella Raposo

Marina D Avila  -  Felipe Carneiro - Juliana Lobo

Regina Oliveira - Stella Savelli

Campinas

Léo Bortolin

Isadora Torres

Olívia Fiusa

País Basco, Espanha

Mark Van Der Willigen

Professores e Pesquisadores

João Godoy (USP)

Ana Luiza Pereira (UFSCar)

 

Diretores e Produtores

Emerson Jordão (AVID- SP)

Eduardo Andrade (AVID-RJ)

Jane Correia (Rob Filmes - RJ)

Carlos de Andrade (Visom Digital - RJ)

Paulo Campos (Visom Digital - RJ)

Gilbert Canaan (Polo Audiovisual de Barra do Piraí-RJ)

 

Coordenadores do IV ENPSC

Bernardo Marquez

Joice Scavone

 

Registro

Diogo Lisboa

 

PROGRAMAÇÃO

 

BLACK BULLET4 Dia 09/09/2016 - Sexta-feira

14h-16h: Mesa 01 “O Som Direto no Audiovisual Brasileiro Contemporâneo: entre a criatividade e a técnica”. Com Márcio Câmara, João Godoy, Paulo Ricardo Nunes e Mark Van Der Willigen.

16h-16h30: Lançamento do livro "Som Direto no Cinema Brasileiro: fragmentos de uma história"* de Márcio Câmara

16h30-18h30: Mesa 02 “O Som na Dramaturgia da TV Globo - estudo de caso Liberdade Liberdade” com Rodrigo Meirelles, Luiz Kruszielski, Claudio Valdetaro e Sacha Amback.

BLACK BULLET4 Dia 10/09/2016 - Sábado

14h-14h30: Apresentação da AVID

14h30-17h30: Mesa 03 “Administração Sonora: o business da pós produção de som no audiovisual”. Com Ricardo CutzJosé Luiz SassoPaulo Ricardo Nunes e Rodrigo Noronha.

17h30: Plenária

Local: Hotel Rochedo - Conservatória-RJ